KOFEVER

The King Of Fighters

Nasce uma lenda!




The King of Fighters (ザ · キ ン グ · オ ブ · フ ァ イ タ ー ズ, Za Kingu ofu Faitāzu), oficialmente abreviado KOF, é a série mais importante de jogos de luta por SNK Playmore (antiga SNK). KOF se destacou dos demais jogos de luta peloseu grande elenco de personagens e o inovador sistema de "equipe", contando com personagens originais e personagens de outros jogos da SNK.

O primeiro jogo da série, The King of Fighters '94, foi lançado pela SNK em 1994. Foi o primeiro crossover de jogos de luta da história dos videogames com personagens de vários títulos de arcade da empresa, particularmente Fatal Fury, Art of Fighting, Ikari Warriors, e psico Soldier. O sucesso foi imediato e a SNK passou a lançar títulos anuais do torneio, sempre nomeados de a cordo com o ano de lançamento. Cada nova versão destinou-se a ser um "update" onde, a SNK fez de forma diferente, fazendo com que cada ano fosse único, com novas regras e uma constante mudança na listas de personagens. Em 2004, SNK abandonou os lançamentos anuais da série passando a numerar os futuros jogos de uma forma mais "tradicional": o primeiro jogo da série principal lançada como tal foi The King of Fighters XI.

Em 2004, SNK produziu o primeiro game 3D da série, KOF: Maximum Impact. O jogo e teve duas sequências e usa uma história alternativa para os personagens e cenários dos jogos anteriores da série, inclinando-se mais para acontecimentos em  South Town como FF e AoF. O produtor da série Maximum Impact, Falcoon, afirmou que os jogos Maximum Impact está em um diferente cânone da série original de jogos.

A fim de preservar as imagens de seus personagens, SNK deixou de envelhecer seus personagens desde The King of Fighters '95 e eles mantiveram-se as mesmas idades, desde então. Para manter-se fiel a este "tema", personagens mais recentes seguintes também devem manter a mesma idade que eles têm quando introduzido. Algumas concessões à idade e à passagem do tempo existem, tais como o avanço de idade de Terry representado na sua roupa do Garou, ou Kyo não estar mais na escola desde 1998. Idade deixaram de ser oficialmente listada desde KOF XI.



The King of Fighters 94

Como já mencionado, foi o primeiro jogo e trazia o conceito de times se enfrentando. Você escolhia uma equipe pré-definida com 3 lutadores e enfrentava outras equipes ao longo do torneio.
Não sendo possível alternar entre os lutadores durante a batalha, o próximo personagem só entrava no combate quando o anterior era derrotado, contudo era possível realizar algumas "invasões" especiais em que os lutadores fora do combate saltavam para a tela e te ajudavam seus companheiros em alguma situação, como está atordoado, por exemplo.
O game também inovou e trouxe o conceito de esquiva. Agora, além de bloquear os golpes adversários, o jogador também poderia optar por simplesmente desviar deles.
Quando a barra de especial estava cheia, o jogador era capaz de soltar um Desperate Move, que causava um grande dano no inimigo.
O primeiro jogo da franquia não faz parte de nenhum arco, mas tem acontecimentos relevantes para o primeiro arco oficial e também apresentou os personagens que seriam utilizados nas sagas seguintes.

No KOF 94, apesar dos times representarem países, os seus representantes não eram, necessariamente, nascidos no local. Um exemplo é o próprio time do Brasil formado por Heidern, Ralf Jones e Clark Still, sendo que nenhum deles é brasileiro. Mais tarde, o time foi renomeado para Ikari Warriors.

Jogos lançados

The King of Fighters '94
The King of Fighters '95
The King of Fighters '96
The King of Fighters '97
The King of Fighters '98
The King of Fighters '99
The King of Fighters 2000
The King of Fighters 2001
The King of Fighters 2002
The King of Fighters 2003
The King of Fighters XI
The King of Fighters XII
The King of Fighters XIII
The King of Fighters XIV
The King of Fighters '94: Rebout
The King of Fighters '98 Ultimate Match
The King of Fighters 2002: Unlimited Match
The King of Fighters Neowave
KOF: Maximum Impact
KOF: Maximum Impact 2
KOF Maximum Impact Regulation "A"
The King of Fighters R-1
The King of Fighters R-2
The King of Fighters EX: Neo Blood
The King of Fighters EX2: Howling Blood
The King of Fighters: Kyo
The King of Fighters: Battle de Paradise
KOF Sky Stage
The King of Fighters Online
The King of Fighters' World
SNK Heroines Tag Team Frenzy - Canônico dentro da saga principal

Comics

The King of Fighters: Zillion - by Andy Seto
The King of Fighters RX - by Lucky
The King of Fighters 03: Xenon Zero - by Wing Yan and King Tung
The King of Fighters '94 (manga) - by Tatsuya Shinkyoji
The King of Fighters '94 Gaiden - by Ryo Takamisaki
The King of Fighters: Kyo - by Masato Natsumoto
The King of Fighters '96 G - by Ryo Takamisaki
The King of Fighters: A NEW BEGINNING - by Kyoutarou Azuma

Drama CDs

The King of Fighters '94 (Dengeki)
The King of Fighters '96 (drama)
The King of Fighters '97 - Collision Chapter
The King of Fighters '97 - Destiny Chapter
The King of Fighters '98 (drama)
The King of Fighters '99 (drama)
The King of Fighters 2000 (drama)
The King of Fighters - The Best Selected Characters
The Sun and The Moon ~ Prologue
KOF: Mid Summer Struggle

Filme e Animação

King of Fighters
The King of Fighters: Another Day

Card Game

Em dezembro de 2006, Sabertooth Games lançou um King of Fighters 2006 jogo de cartas colecionáveis juntamente com Samurai Shodown V. Outros jogos como Street Fighter e Soul Calibur III também estão incluídos na série.
Outro jogo de cartas foi impresso pela empresa Weib Schwarz em 28 de junho de 2009.

Pachinko Games

Três slots de jogos pachinko foram desenvolvidos para a série. Um segue a saga Orochi (The King of Fighters) e o outro segue a saga NESTS (The King of Fighters 2). O mais novo (Maximum Impact) se concentra em títulos em 3D da série. Um quarto jogo de slot (The King of Fighters III) abrange a saga Ash. Estas máquinas permanecem exclusivo para o Japão.

Mobile Games

The King of Fighters (mobile)
The King of Fighters M2
The King of Fighters Volleyball
KOF Gals Mahjong
The King of Reversi
The King of Millionare
The King of Fighters Mahjong
KOF Kentei Mezase Cult Quiz Ou!
Moeyo! KOF Daiundokai
The King of Fighters Battle Festa
The King of Fighters-i
The King of Fighters Android
The King of Fighters 97 OL Android
The King of Fighters 98 OL Android
The King of Fighters All Star
The King of Fighters GO

Um comentário: